s. f.
1. Faculdade da razão julgar os próprios actos.
2. Fig. Sinceridade.
3. Acção que causa remorso.
4. Probidade, honradez.
5. Opinião.
6. Cuidado, atenção, esmero.
7. Em consciência: na verdade.
8. Liberdade de consciência: liberdade de cultos.
A menos que sejamos amorais há algo que nos impede às vezes de cometer erros, ou então que nos pune após o "caldo entornado"... chama-se consciência. É uma coisa lixada, e por norma causa uma espécie de vá... dor. É a consciência pesada... E ela existe por algum motivo. Não querendo pregar falsos moralismos, a verdade é que a consciência tem uma função e não é algo que deva ser ignorado. É o nosso juíz interno. :)
INCONSCIENTE
adj. 2 gén.
1. Que não tem consciência.
2. Que não é feito conscienciosamente; irresponsável.
s. 2 gén.
3. Pessoa que procede sem consciência do que faz.
As regras foram feitas para ser quebradas (sim, gambá... tens alguma razão), mas de forma consciente, pesando os prós e contras. É preciso criar um julgamento, ser sincero, não sentir depois remorsos e acima de tudo ser verdadeiro...- o velho dilema... razão vs emoção. :P
"Não existe testemunha tão terrível, nem acusador tão implacável quanto a consciência que mora no coração de cada homem."
Políbio
Olha que belo tema tu foste buscar! Podia estar aqui horas e horas a falar desta treta, mas vou fazer cut and edit e falar apenas o mais básico e simples deste tema!
ResponderEliminarTodos aqueles que têm peso na cabecinha quando se deitam à noite e pensam "epa estou com dores de cabeça e tal" não meu caro, fizeste foi "merda" na vida real e o teu consciente apenas te está a enviar sinais de tal!
Sim concordo que as regras foram feitas para ser quebradas, senão nem partiam do principio de serem regras, mas desde que não tenham influência directa ou indirectamente na vida dos outros! E é quando se passa essa barreira que se parte para o famoso peso na consciência, pois uma acção provocada por ti criou algo noutro, sendo em 99% dos casos uma reacção negativa!
Por isso antes de decidirem brincar aos "cowboys" com a vida dos outros, pensem duas vezes se se querem deitar todos as noites a matutar em algo que fizeram e que está errado! Prezo muito fechar os olhos todos os dias e adormecer sem tormentos nem pesadelos de merdices que fiz a alguém que não merecia! Chama-se a isto, consciência limpa, e se esta anda toda dirty, well my friend clean the shit or it wont leave you so soon!
E como diz o velho ditado, pensa bem duas vezes antes de agires! Não faças aos outros aquilo que não queres que os outros te façam a ti. Pois por mais incrivél que pareça, toda a caca que fazes na vida, mais tarde ou mais cedo, esta mesma faz de cobradora do fraque e vem acertar contas contigo!
Porém se és alguém que se está a cagar prós outros de alto a baixo e que não tens receio de nada e és um bad ass motherf.... então deixo-te aqui uma dica: "Do it with style or don't bother doing it."
Cyas
Concordo ctg, a menos que seja como comentaste do post do "Click... e sejamos nós próprios a criar "um peso" que afinal não tem razão de existir. Enfim... não sei...
ResponderEliminar