segunda-feira, 11 de maio de 2009

Disparate rebuscado

Vergilio Ferreira escreveu que quando repetimos uma palavra muitas vezes ela deixa de fazer sentido, e não é que o sr. tinha razão?! Nos últimos tempos repeti e ouvi tantas vezes as palavras racional/ racionalidade que neste momento quase que perdeu todo o seu sentido. Supostamente é aquilo que distingue nós humanos, dos outros animais...

Comparando a vida a um Circo, a racionalidade é a rede que ampara a queda do trapezista. É uma rede frágil que não o impede de cair, mas que pode suavizar a queda. Ok, é uma grande vantagem da racionalidade... E depois? O espectáculo não será tão interessante e a adrenalina não é a mesma.

Seja como for, a piada do espectáculo, não é ver o trapezista cair, muito pelo contrário. Ver a forma como se comporta, todos os movimentos que faz, tudo sem cair... Não nos vamos iludir, ele treinou com rede, mas na hora do "Vamo vê", a rede já não está lá...

(Moral do disparate: a racionalidade dá jeito, mas no final, é muito pouco importante!)

3 comentários:

  1. Éli, "amei" LOL :p!!! A racionalidade faz sempre falta ou então em vez de estarmos aqui a escrever disparates, estavamos a fazê-los no nº 58 da av. do Brasil LOOOL!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Eu não consigo deixar de ser racional, é incrível... Acho que por vezes até sou de mais, mas normalmente é só no que diz respeito a mim...

    ResponderEliminar
  3. Cada vez mais discordo da divisão dos animais entre racionais/não-racionais. Digo isto dando crédito a certos animais, que acho capazes de racionalizar.

    Eu acho que o ser humano se distingue pela previsão mais ampla e mais certa das consequências. E se decidimos tomar uma decisão menos lógica mas conscientes das consequências, seremos menos racionais por isso? Ou seremos mais?

    ResponderEliminar

O teu disparate