quinta-feira, 21 de maio de 2009

Custos de mudança

"É fácil converter os outros. E é muito difícil converter-se a si mesmo."
Oscar Wilde

Ao longo de 4 anos de curso falámos sempre no que tornava uma pessoa fiel a uma marca, algo que se tornava cada vez mais raro, qual era o factor de lealdade? Não é só porque a marca é realmente boa, um dos factores são os custos de mudança.

O ser humano é adverso a mudanças, ainda que a gente diga que não gosta de rotinas e coisas assim. Quando chega a altura de quebrar com hábitos, aí custa. Vamos adiando as mudanças, arranjado desculpas para manter os mesmos hábitos e manias:

- Faço o mesmo percurso para aquele local porque é o que conheço bem;
- Não mudo de emprego porque é que aqui que "estou segura";
- Vou ao mesmo café/bar/ restaurante porque sei que alí vou ser bem servida;
- Continuo a comprar a mesma marca porque nunca me enganou;
- etc, etc...

E depois venho com a história "estou farta de fazer as mesmas coisas, os mesmo locais, as mesma pessoas, precisava de uma mudança!" Bem, a verdade é que preciso mesmo, mas mudar hábitos e manias não é fácil. Não dá muito trabalho, mas custa na mesma. Cortar com rotinas que nos dão segurança assusta, e o medo é algo que impede de avançar. Mas se pensar bem as mudanças acontecem, ainda que de forma inconsciente. E essas mudanças começam connosco, com a forma como nos comportamos. Podem ser mudanças tão lentas que não nos damos conta, mas existem.

Por exemplo, não sou a mesma pessoa que era há 10, 5 ou 1 ano atrás. Nem sou a mesma pessoa que era há um mês atrás!!!! Obviamente as mudanças não foram bruscas, e há quem chame de adaptação, mas nem por isso deixam de ser mudanças.

Isto para dizer que se as mudanças acontecem naturalmente, que tal esquecer os receios e mudar aquilo que precisamos de mudar logo de uma vez. Antes que se torne obsoleta, há que fazer um update à nossa vida, claro que sem garantias...

6 comentários:

  1. Eu bem que precisava fazer um update jeitoso à minha vida... Mas parece que me sinto impotente para o fazer. Há coisas que queria mudar, mas estão tão intrínsecas, apesar de eu achar que não fazem parte de mim, que parece que não tenho controlo sobre elas...

    ResponderEliminar
  2. Nos ultimos tempos tenho mudado muito, para melhor, e muito graças a alguem especial. Fez de mim uma melhor pessoa e eu que nunca gostei de mim, passei a gostar.

    Isto funde-se com o "disparate" sobre a amizade. Se bem que para mim mais importante ainda é o amor, que acaba por ser uma amizade especial.

    ResponderEliminar
  3. Já se diz por aí, que nunca estamos bem com o que temos...
    E agora que já escrevi o Cliché do comentário, prossigamos.

    O ser humano não é adverso às mudanças, o facilitismo é que o é!

    Aliás, não há nada mais mutável que o ser humano!

    Desculpa, dizer-to, mas a capacidade de nos sentirmos confortáveis com as mudanças, a capacidade de mudarmos e virarmos páginas no Livro, está em muito, relacionado, com o teu nível de aventura, de risco.

    E isto é uma coisa que não tem obrigatoriamente a ver com o caracter de cada um, mas sim, fruto de treino, de persistência, de teimosia e de inconformismo.

    Treina-se, obrigado a um esforço grande de tentar perseguir os nossos sonhos, porque nós os temos e estes são a prova de como procuramos as mudanças... sonhamos com ela!

    Se quando sais de casa, e vais pelo caminho de sempre, e optares por virar à esquerda em vez de ir à dta, estás a treinar, a dar um passo na libertação do teu espirito!

    (alem de dizerem que previne o alzheimer, mas isso são outras conversas, lol)

    Se um dia decides que tens de ir praticar um desporto aventura, ou se decides que "quero mm ir ali... e vou"...

    Estás a dar um passo...

    essa coisa de sermos adversos à mudança... é uma desculpa mto boa para esconder o medo e a preguiça...

    e se tens medo de alturas, nao o combates ficando em terra...
    Se tens claustrofobia, nao o combates ficando na rua...

    Se tens medo de alturas, então salta de paraquedas, escala uma rocha, sobe ao cristo rei...

    agora, conformismos??

    bah!

    P.S. - não são as pessoas que fazem de nós pessoas melhores... somos nós! Não são as pessoas que nos mudam, somos nós que mudamos, com as pessoas. Mas é uma caracteristica nossa e não um super poder de terceiros...

    Os amores são bons, importantes, preenchem vazios na nossa vida, complementam-nos e deixam-nos com sorrisos parvos... mas mais importante serão sempre as amizades, aquelas que apesar de tudo não se desvanecem, que nos suportam sempre, e que são base dos "amores"...
    são a base principal... não é possivel amar, sem existir amizade, já o contrário...

    isso isola-nos, deixa-nos sós e mergulhados em nós próprios e na frustração! E eu não falo de cor... digamos que os últimos 9 meses me fizeram ver a vida de outra forma, mudar-lhe a perspectiva :)

    ResponderEliminar
  4. Eu até me acho uma pessoa bem aberta à mudança. Só há uma coisa que não mudo, que são os meus ideais e princípios. De resto, até sou uma pessoa que não gosta de rotinas, e por isso é que muitas vezes acho que me atraso também, porque perco-me no que estou a fazer :P

    E gosto de ir a andar e pensar, hoje apetece-me ir por ali, e vou.

    Por isso é que não faz muito sentido existirem coisas que quero mudar e não consigo...

    Mas com tempo e calma, acho que tudo vai ao sítio! :)

    ResponderEliminar
  5. Primeiro ponto, o ser humano não muda, molda-se! Deculpem por vezes ser assim tão frontal mas à coisas que têm de ser ditas de forma a abrir os olhos ao pessoal. Não vale a pena andar com rodeios em certos assuntos! E está mais que provado tal facto! A única forma de fazer alguém mudar é quando esse alguém apanha o maior susto da sua vida, aí sim, toca a mudar porque não quero mais da mesma dose!

    Porque por mais que se "mude" o verdadeiro eu está sempre cá dentro. Não me venham com tretas porque é verdade! Apenas está moldado\refundido, á espera de ser novamente libertado, dure o tempo que durar!

    Se namoram e a namorada\o vos diz que não gosta disto e daquilo, a malta tem tendênca em moldar-se a tal, desde que também vejam resultados do outro lado né! Chama-se a isto equilibrio e é a base de tudo na nossa vida e existência! Mas se repararem bem, eu disse moldar, não é mudar, porque mudar não mudam. E se repararem again e forem honestos vão me dar razão, aquilo que nós somos não é mudado. Moldavél sim mas mudado não! Porque é algo nosso, é como que um animal que temos dentro de nós e está sempre a ver quando pode sair cá pra fora! À mínima oportunidade aí está ele em todo o seu explendor a fazer das suas!

    Mesmo quando somos nós a decidir fazer uma mudança em nós, cuidado com o que fazem, pois em vez de estarem a melhorar, podem sim estar a fazer merda da grossa! E um conselho, se querem mudar façam isso por vós próprios e não porque alguem vos disse! Se devemos sempre algo a alguém é a nós próprios em primeiro lugar!

    ResponderEliminar
  6. Primeiro gambá:

    Claro que o ser humano não gosta de mudanças, não se essas mudanças podem desiquilibrar o rumo das coisas. Tu chamas preguiça a isto? Ok, até pode ser...

    Quanto ao ps, sou da opinião que as outras pessoas podem nos mudar. E essa mudança pode ser para melhor ou para pior, dependendo do tipo de impacto. Há pessoas que me tornaram mais desconfiada, por outro lado há pessoas que me tornaram mais aberta (salvo seja).

    Segundo Dante:

    Grande treta!!!! Chamem moldar ou adaptações, isso são mudanças! Quanto mais não seja de atitude! E a mudança não é só reprimir comportamentos, pode ser o contrário. Lá porque decido mudar alguma coisa na minha vida, não quer dizer q perca a minha identidade!

    E essas mudanças devem ser pensadas, claro!

    ResponderEliminar

O teu disparate