quarta-feira, 17 de junho de 2009

Defesas

Todos os seres vivos têm um sistema de auto-defesa. Em caso de ataque essas defesas entram em acção tentando evitar males maiores. As defesas são no entanto um pau de dois bicos. Se por um lado protegem de ataques, por outro podem criar uma barreira que impede a entrada e o acesso a algo que pode ser bom. A questão que surge é: quando é que se deve baixar as defesas?

A resposta para mim não é fácil e normalmente não tenho um meio termo, ou adopto uma posição de defesa total ou de ataque, o que também não é bom. Com o tempo tenho-me (es)forçado a encontrar um equilibrio.

É aqui que entra a intuição. Num disparate anterior eu disse que não tinha uma grande intuição, mas tenho vindo a descobrir que ela de facto existe, e de forma inconsciente é utilizada por mim. Nos últimos tempos, ela tem-me dito que é altura de baixar as defesas e deixar ser "atacada" por coisas positivas. E até agora não me tem deixado mal.

Seja como for, o truque é ter algumas defesas "a postos", quanto mais não seja como rede de apoio.

10 comentários:

  1. Quando nos deixamos atacar é difícil estarmos "a postos", sweety... caso contrário estamos apenas a ser pseudo-atacadas!Olha, fecha os olhos e ZÁS! qualquer coisa cá estamos nós ok?

    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
  2. Todo o ser humano tem defesas, está nos seus génes. O uso das mesmas defesas pode variar pelas mais diversas razões e acontecimentos que nos vão surgindo no dia-a-dia.

    Mas não serão estas defesas - medo?! Medo de algo correr mal, de falhar, de não ser apanhado desprevenido? Sim, é bem provável, mas sabermos baixar as armas e aproveitar o que de bom a vida trás pra junto de nós é uma mais valia e pode mesmo passar por um "dever" que não podemos negar a nós próprios, senão qual o significado de viver?!

    Tudo se baseia no equilibrio, e saber equilibrar os níveis de defesa é um bom passo! Ora não somos gelo mas também não somos fogo! Meio termo, se bem que este quando toca a amor e paixão, well é fire e mais fire!

    Este equilibrio não tem de ser forçado por nós, as nossas vivências encarregam se de nos dar a escolinha que precisamos para saber muito bem quando baixar e quando levantar as defesas! É aqui que entra algo como o feeling, normalmente este "nunca" nos deixa ficar mal, pois é algo como sentimos que vai certamente acontecer! Ora se este feeling for bom, positivo e vos traz felicidade, a pergunta que deixo é: Para quê levantar as defesas?! Não há nada a temer, a vida é feita de opções, e em tudo nela (excepto na morte) podemos optar. Depois é só saber lidar com as opções que se toma, mas sempre de cabeça erguida, pois foi aquilo que vocês escolheram para vocês próprios! E já agora, nada de temer as vossas escolhas, pois pra isso mais vale nem darem início a elas!

    ResponderEliminar
  3. olha, mana...
    Eu perdi as minhas todas, e acho que nao fui o unico!
    ja não há grande saída...


    ja fui, ja fomos!

    ResponderEliminar
  4. Parece que eu não consigo baixar as minhas defesas por nada... Montei uma barreira demasiado sólida, e agora nem eu a consigo destruir...

    E sim Dante, concordo contigo, isto não passa de medo... Medo de voltar a sentir as mesmas coisas, medo de voltar a sofrer, medo de errar, medo de voltar a ter de passar pelo mesmo, medo de muitas coisas.

    E as minhas defesas garantem-me que não estou pronta a voltar a passar por isso. Se isso acontecesse agora, ía demorar muito tempo a conseguir voltar a arriscar, ía demorar até que as feridas sarassem de vez. Por isso, talvez, o melhor agora é esperar que estas feridas sarem de vez. Porque é mesmo como se fosse uma ferida de uma queda, por exemplo. Uma esfoladela no joelho, que demora um certo tempo a sarar. Mas se voltarmos a cair com o mesmo joelho, ainda lá com a ferida, esta vai ficar mais profunda, deixando de ser só uma simples esfoladela, e demorando o dobro do tempo para sarar. E o mais provável é ficar uma cicatriz no fim de tudo, que, irremediavelmente, nunca mais vai desaparecer.

    O pior disto tudo, são as oportunidades que nos surgem, e que não conseguimos aproveitar, nem tirar o devido proveito das mesmas... Sentimos e vivemos a vida pela metade.

    O que a escola da vida me ensinou até agora, foi a não confiar. E agora, até me conseguirem convencer do contrário, vai ser uma carga de trabalhos...

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui muito de levantar defesas, portanto se calhar represento as pessoas q não aprendem :P
    Mas também não me arrependo de nada, acho que se n tivesse passado pelas experiências, pelos sentimentos que passei ate hoje, não iria ser a pessoa completa que sou.
    A questão do equilíbrio parece me crucial... não devemos estar sempre de defesas em baixo, mas se não as soubermos baixar nos momentos chave das nossas vidas é quase certo que vamos perder ali algo que nunca vamos recuperar.
    E nem é preciso pensar muito, coisas desse género acontecem (muito mais do que deviam) com toda a gente à nossa volta, por isso convém aprender a controlar as nossas defesas em vez de as deixar tomar conta do nosso destino.

    P.S.- A minha ligeira ocd não me deixou ficar com um comentário com erros ortográficos :P

    ResponderEliminar
  6. "O medo do perigo é mil vezes pior do que o perigo real"

    Daniel Defoe

    ResponderEliminar
  7. Primeiro que tudo, uma lição que aprendi por mim próprio, se andas a viver a vida no medo, então mais vale não viveres! Qual o significado de andar neste mundo se estamos cheios de medo de tudo aquilo que ele tem para nós? Qual o sentido e razão de viver se estivermos sempre nesse estado? Nenhum!!!!

    Façam como eu, parece simples, MAS RESULTA, estalem os dedos e mentalizem-se, "chega"! Lutem por voces próprios e pela vossa felicidade, voces merecem! Não se deixem ir abaixo e viver num limbo que vos foi colocado por quem nao vos merecia! Ãproveitem o bom da vida, as situações que esta nos dá, pois podem não voltar a acontecer! Chama-se a isso viver, errar, levantar a cabeça e ir novamente á luta! E quando se tem alguem que gosta de nós de verdade, porque não dar a oportunidade a essa pessoa? Está á vista de toda a gente que têm tudo para dar certo, basta apenas ultrapassar essa barreira "estupida" que se chama de medo!

    Não neguem a vossa felicidade, é o pior castigo que podem dar a vós próprios! Se têm uma ferida, a mesma com o tempo sara, mas se não contribuirmos para essa cura, a mesma vai demorar muito mas mesmo muito tempo! E quando temos alguem a nosso lado que gosta de nós de verdade e que está disposto a lutar por nós e que nos compreende, my friend, do que é que precisam mais? Não é justo quem nos quer bem pagar por erros do passado de quem não passou de um big asshole na nossa vida! Aprendam com os erros e com as vivências mas não tornem isso uma obcessão!!!!

    Por isso toca a levantar a cara, meter de lado os medos e viver! Não há melhor sensação do que estar vivo, feliz e com a pessoa que se ama a nosso lado! Sim este lema além de pra mim e para a mulher que amo e que a malta sabe muito bem quem é, sim a menina sweet villain :D, é também um grande conselho que dou de borla para um "casal" que vi (voces sabem muito bem quem são) e que axo que merecem toda a felicidade! Se calhar voces nem se apercebem da química que transmitem, mas quem está de fora e apenas observando durante dois minutos percebe logo tudo! Sim isto é um bocado lamechas, cutxi e etc but i dont give a fuck! As verdades são para ser ditas, e por vezes são empurrões destes que nos fazem abrir os olhos! Por isso toca a meter receios e medos de lado ok!!!!

    Vivam a vida e sejam felizes! Para as feridas temos sempre o belo do betadine!

    ResponderEliminar
  8. PS: VIVA OS CIGARROS DE CHOCOLATE LOOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  9. Fiquei sem palavras... Mas posso dizer que o que disseste me tocou mesmo lá no fundo! Vou ter em conta e ponderar cada palavra que aí está escrita, e vou fazer de tudo para conseguir por isso em prática :)

    Acho que não havia melhor momento para eu ter lido isto, e agradeço-te pelas palavras e pelo timing ^^



    PS: É que são mesmo docinhos! LOL

    ResponderEliminar
  10. Não tenho mais nada a dizer, o gatinh...DANTE, disse tudo.

    Se eu tivesse erguido defesas, se me tivesse fechado ao amor, nunca teria descoberto a mulher da minha vida, dos meus sonhos... Mesmo com todos os danos que me vinham do passado...

    Acho que temos uma visão parecida da vida Dante, por isso acenei dezenas de vezes com a cabeça enquanto lia o teu comentário.

    Portanto, e sem mais nada a dizer de momento, não, não te arranjo mais cigarros de chocolate, guloso!!

    ResponderEliminar

O teu disparate