quinta-feira, 29 de julho de 2010

Carta ao meu anjo Maria

Retirei há pouco este post por pensar que se calhar seria demasiado privado, mas cheguei à conclusão que apesar de ser muito pessoal é uma homenagem a uma das pessoas mais importantes da minha vida.

E hoje, por ser o dia que é, merece a minha homenagem:

"Faz um mês que partiste.

Apesar da maleitas próprias da idade desapareceste rápido demais. Dói pensar que ainda sofreste, mas fico com o coração mais apaziguado saber que foi por pouco tempo.

Não sou católica, há muito que o deixei de ser. Mas não deixo de pensar no facto de teres partido no dia de São Pedro. Dia de grande festa na tua aldeia, dia em que conseguias reunir quase a família toda. Infelizmente desta vez reuniste mesmo a família toda, mas para nos despedirmos de ti e relembrarmos a mãe, a avó, a bisavó, a tia, a irmã, a prima, a sogra que foste.
Como uma das minhas tias disse nesse dia: "São Pedro acompanhou-a neste momento".

Como o meu "noivo" me disse, é preferível guardar na lembrança as boas imagens e não as do leito da morte. E é assim que te lembro. Sentada junto à casa, a falar com os vizinhos, a tomar conta dos netos e da bisneta. A "empanturrar-me" perguntando sempre que estava ao pé de ti se "queria comer"...

Apesar de pobre de carteira tinhas um riqueza de espírito muito grande. De coração sempre aberto, recebias qualquer pessoa na tua casa. Não julgavas sem razão, e rezavas por todos aqueles que te eram queridos.

Sei que não sou, nem nunca fui a neta mais meiga, mas sinto por ti um grande amor. Recordo-me particularmente de pequenos momentos:
- Pedires-me para te lavar os pés, e ficares muito agradecida por o fazer... "Que Deus te guarde!" repetias...
- De pegares na Inês ao colo, apesar de já te ser difícil, e parecer que o "toque de mãe" continua lá presente.
- De me dizeres: "Fiquei muito feliz por levares o teu "noivo" lá a casa." Esta frase deixou-me comovida, porque com um gesto que para mim seria sempre óbvio, consegui deixar a minha avozinha mesmo feliz. Mostrei a casa que apesar de estar quase abandonada foi o local onde criou honestamente 7 filhos e cuidou de uns quantos netos.

Só tenho pena que os meus futuros filhos não conheçam a "Bibó", mas irei dizer-lhes quem foi a minha avó, e espero passar os mesmos valores que ela passou aos seus filhos e netos. E que eles, tal como eu, temos um anjo que nos acompanha e protege: o nosso Anjo Maria. :)

Descanse (finalmente) em paz."

Sem comentários:

Enviar um comentário

O teu disparate